sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Agora nos resta fiscalizar

Rio de Janeiro é a mais nova sede das Olimpíadas, a de 2016. Como eu já disse antes, sou contra este projeto de sede das Olimpíadas, mas agora não há o que fazer, já houve a votação, e a vitória do Rio de Janeiro.
            Esta cidade com certeza merece receber uma Olimpíada, pois afinal é a Cidade Maravilhosa. Acontece que o fantasma da lambança no Pan 2007 ainda nos persegue, fazendo com que eu, particularmente, não consiga me sentir realmente feliz com a escolha do Rio para sede das Olimpíadas. O orçamento para o Pan 2007 era de aproximadamente 500 milhões de reais e foram gastos quase 3 bilhões, agora, para as Olimpíadas, o orçamento é de aproximadamente 25 bilhões, imagine o quanto vai ser gasto na realidade...
            Mas também, sendo brasileiro, não dá para ficar completamente triste, pois as melhorias que esse acontecimento trará, eu espero, para o nosso esporte são muito grandes. Além de que a cidade do Rio, provavelmente, evoluirá bastante, enquanto o Brasil ganhará uma imagem muito mais forte internacionalmente.
            Portanto fico com muito medo do que pode vir a acontecer durante e depois desse projeto das Olimpíadas de 2016. Mas há uma réstia de esperança, de que não haja, tanta, roubalheira, e de que não fiquem muitos elefantes brancos, ou seja, que o que for construído para as Olimpíadas possa ser aproveitado pelo povo. Tudo que me resta a fazer é cobrar e fiscalizar todas as promessas que foram feitas ao invés de ficar me lamentando. Então digo, com muita insegurança, “Que venha o Rio 2016!”.

É uma pena!

É uma grande pena ter que torcer contra a escolha do Rio de Janeiro como sede para as Olimpíadas de 2016. Infelizmente, a administração que foi feita com os jogos do Pan no Rio me deixaram um tanto quanto traumatizado.
            O Brasil que tem uma população tão hospitaleira e tão cheia de alegria, que com certeza mereceria poder ter o privilégio de assistir aos jogos olímpicos aqui no Brasil. Mas acontece que não dá para confiar no COI e na administração que será feita com o nosso dinheiro, o dinheiro público.
            Em um relatório sobre o Pan 2007 emitido pelo Tribunal de Contas da União, aparecem vários casos de superfaturamento, em mão de obra, parafusadeiras, etc.: “fato de que os preços de referência – cotados junto a duas das empresas integrantes do Consórcio Interamericano, uma licitante inabilitada e uma quarta empresa – foram muito próximos dos efetivamente contratados (diferença de apenas 0,11% entre o preço de referência e o preço contratado), indica que os valores de referência já estariam superfaturados.”
            Eu, desde que nasci, adoraria ver as Olimpíadas ou até a Copa do Mundo aqui no Brasil, mas depois de analisar, fica difícil torcer para que isso aconteça.
            Além do problema da gestão do dinheiro público, alguns torcedores aqui no Brasil já mostraram que facilmente poderiam estragar o lindo espetáculo que são as Olimpíadas. São vários os casos de violência nos estádios.
É necessário que aconteçam mudanças muito drásticas, para que nós sejamos capazes de abrigar tamanho acontecimento. Infelizmente, tenho que torcer contra o Rio 2016.